segunda-feira, 10 de junho de 2013

RELATÓRIO COLETIVO




           ESCOLA COMECINHO DE VIDA
ZATTI – REDE DE CONHECIMENTO

PROFESSORA: KARINA LUCIANO MARQUES BELARMINO
TURMA: MATERNAL II - 2013

RELATÓRIO COLETIVO

Mais um ano se inicia, e com ele novas oportunidades e novos desafios. Nos tornamos responsáveis por aquilo que cativamos e graças ao bom trabalho da Escola Comecinho de Vida aliado ao meu esforço e dedicação temos buscado e realmente alcançado muitos objetivos e vitórias, em relação à Educação Infantil.
Para as crianças desta faixa etária (2 anos  a 3 anos) a escola é uma nova etapa, onde tudo é novidade repleta de desafios diários, pois a criança tem que adaptar-se ao novo ambiente físico, a professora, aos coleguinhas e a escola.
O principal objetivo da Educação Infantil é criar um ambiente socializador onde ocorra o desenvolvimento da identidade da criança, através de uma diversificada aprendizagem realizada mediante situações de interação, partilha e convivência mútua.

¨A criança interage ativamente com o seu meio, construindo suas próprias categorias de pensamento, ao mesmo tempo que organiza o mundo.¨
Emília Ferrero


A turma do Maternal II é constituída por crianças que demonstram muito interesse e curiosidade relacionado a tudo que acontece em nosso dia-a-dia. É uma turma dinâmica, esperta e cheia de espontaneidade.
São crianças muito meigas e educadas, que a cada dia, com muita harmonia, alegria e respeito, vem marcando nossa rotina diária com momentos inesquecíveis.










Maria Clara


























Maria Julia

Ana Luiza

João Netto

Marina

   Yuri Enzo

Pietra

Guilherme

Catarina

                  
Melina
                                                    




III – NOSSA ROTINA

O objetivo principal da rotina é situar a criança no espaço e no tempo. É através dela que elas podem apropriar-se da sequência dos acontecimentos e atividades diárias que acometem em nossa sala de aula e na escola e que ajuda uma organização neurológica.
Minha primeira preocupação foi com a adaptação das crianças. Procurei acolhê-las com carinho e paciência para que sentissem, acima de tudo, seguras e amadas.
Neste período de adaptação, procurei proporcionar as crianças atividades mais livres e prazerosas, em que elas se sentissem a vontade na escola, com os coleguinhas e principalmente com a professora, e assim aos poucos pudessem se acostumar com a escola e com a nossa rotina. 
Abaixo, algumas de nossas atividades:
·       Período livre – escolha livre de brinquedos e massinha de modelar.
·       Rodinha – oração, músicas, poemas, combinados e novidades.
·       Hora da fruta – semanalmente (terça-feira).
·       STOP – Hora da leitura – semanalmente (quinta-feira)
·       Parquinho – brincadeiras livres e dirigidas.
·       Banheiro.
·       Lanche.
·       Escovação de dentes.
·       Hora do repouso.
·       Aula de Música – Tio Ricardo semanalmente (quarta-feira)
·       Hora da história.
·       Aula de Filosofia.
·       Atividades de Arte – Desenho livre, pintura, recorte, rasgadura, colagem, etc.
·       Brincadeiras dirigidas: roda, pato-ganso, coelhinho sai da toca, dentre outras.
·       Atividades de Psicomotricidade – circuitos e brincadeiras dirigidas na quadra.
·       Avaliação da aula.
·       Saída.

As atividades realizadas com a turma são elaboradas de acordo com suas necessidades e suas possibilidades, de forma integrada e flexível.


¨O desenvolvimento de uma criança não se produz de forma linear. Durante sua evolução, a criança experimenta avanços e retrocessos, vivendo seu desenvolvimento de modo particular. Diferentes ritmos constituem uma maneira sadia de crescer.¨
Monique Deheinzelin

IV – NOSSAS ATIVIDADES

O brincar: Através da brincadeira a criança busca se relacionar com as outras crianças, explorando o meio em que está se comunicando, descobre regras e começa a tomar suas próprias decisões. Através do brincar, ela começa a decifrar e compreender o mundo que a cerca.


Hora da História: Momento enriquecedor para a criança. Através das histórias, incentivamos a imaginação, o faz-de-conta e a fantasia das crianças. Neste momento elas têm contato com os livros, e lhe são propiciada a oportunidade de despertar o interesse pela leitura e de vivenciar situações novas.

Hora da Fruta: Incentivamos com esta atividade o hábito em nossas crianças de gostarem e comerem frutas. Elas são descascadas, quando necessário, picadas e oferecidas puras às crianças, que as saboreiam prazerosamente. Aproveitamos para trabalhar o raciocínio lógico-matemático desenvolvido através de atividades de quantificação, classificação e seriação.


A Música: É uma atividade que apresenta proporções infinitas para o desenvolvimento da criança. Nessas atividades as crianças se sentem especiais, aprendem cumprimentos diários, amadurecem as ideias e seu crescimento relacionado a fala e a linguagem. Se desenvolvem cantando e assim alcançamos assim importantes avanços no desenvolvimento e crescimento de nossos alunos. 

Artes: Para a criança criar é tão natural quanto o andar e o correr. Ela necessita fazer uso contínuo de sua imaginação e de suas energias. As crianças realizam diversificadas atividades e com diversos materiais como cola colorida, giz de cera, tinta guache, dentre outras. Através de sua ARTE a criança demonstra seus sentimentos e suas necessidades. 

Psicomotricidade: Atividade realizada diariamente através de circuitos elaborados que exigem da criança equilíbrio, lateralidade, força, velocidade, raciocínio, habilidade e muita disposição e espontaneidade. É uma atividade fundamental para o crescimento psicomotor da criança e para sua estruturação mental.

Aprendendo as formas geométricas:







 




















V – NOSSOS PROJETOS
Cesta saudável
Partindo do pressuposto que a escola é espaço propício para promover a saúde, a formação de valores e hábitos saudáveis entre eles o da alimentação. Realizamos o projeto Cesta Saudável lincamos com história a Branca de Neve proporcionando às crianças, vivenciarem com muita ludicidade, interatividade e exemplos de hábitos saudáveis com degustação de deliciosa e nutritiva culinária.






















Dia do livro
Dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro Infantil é a data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato!
Ler um livro de Monteiro Lobato ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Pois é, o livro é mágico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e desde pequenos nossas crianças são incentivadas a descobrir como é gostoso viajar no mundo da fantasia, nessa semana puderam se encantar com lindas histórias. Além de descobrirem como e importante cuidar do livro, que é nosso amigo!

Projeto da Páscoa: Fizemos atividades relacionada com a Páscoa e explicamos de maneira simples o verdadeiro sentido da Páscoa para nossas crianças. 










Projeto do Índio: Através de músicas e algumas histórias, desenvolvemos o projeto relacionado com o Dia do Índio. Confeccionamos atividades de arte com palitos de fósforo.









FECHANDO O BIMESTRE



É muito gratificante trabalhar e conviver com este grupo tão afetivo!  Agradeço a vocês, pais e mães, por confiarem a mim seus tesouros mais preciosos. Obrigada pela confiança.  
Durante esta etapa, tivemos a oportunidade de vivenciar diversas situações de aprendizagem e, dessa forma, crescemos juntos.
A nossa caminhada continua... Pois ainda faremos grandes conquistas.
Agradeço a Deus por me proporcionar saúde e disposição para trabalhar com seus filhos.
Tenham a certeza que estarei me esforçando e dedicando sempre mais, a fim de atingirmos muitos sucessos e vitórias, juntos.
Com carinho
Tia Karina

¨Educa quem for capaz de fundir ontens, hojes e amanhãs transformando-os no presente, onde o amor e o livre arbítrio sejam as bases.¨
Arthur da Távola 


 

 

 

 

 

 

A SOMA DOS TALENTOS

 SE A NOTA DISSESSE:  
“NÃO É UMA NOTA QUE FAZ UMA MÚSICA.”  
… NÃO HAVERIA SINFONIA.  
SE A PALAVRA DISSESSE:  
“NÃO É UMA PALAVRA QUE PODE FAZER UMA PÁGINA.”  
… NÃO HAVERIA LIVRO.  
SE A PEDRA DISSESSE:  
“NÃO É UMA PEDRA QUE PODE MONTAR UMA PAREDE.”  
…NÃO HAVERIA CASA.  
SE A GOTA DISSESSE:  
“NÃO É UMA GOTA DE ÁGUA QUE FAZ O RIO.”  
…NÃO HAVERIA O OCEANO.  
SE O GRÃO DE TRIGO DISSESSE:  
“NÃO É O GRÃO QUE PODE SEMEAR O CAMPO.”  
…NÃO HAVERIA COLHEITA.  
SE O HOMEM DISSESSE:  
“NÃO É UM GESTO DE AMOR QUE PODE SALVAR A HUMANIDADE.”  
JAMAIS HAVERIA JUSTIÇA E PAZ, DIGNIDADE E FELICIDADE NA TERRA DOS HOMENS.   
COMO A SINFONIA PRECISA DE CADA NOTA,  
COMO O LIVRO PRECISA DE CADA PALAVRA,  
COMO A CASA PRECISA DE CADA PEDRA,  
COMO A COLHEITA PRECISA DE CADA GRÃO DE TRIGO,  
A HUMANIDADE INTEIRA PRECISA DE TI,  
ONDE ESTIVERES, ÚNICO E, PORTANTO, INSUBSTITUÍVEL.  
COMO O FUTURO DO NOSSO PAÍS, PRECISA DA EDUCAÇÃO,  
A FAMÍLIA E ESCOLA PRECISAM ESTAR JUNTAS, PARA  
COMPARTILHAREM A ALEGRIA DO SUCESSO.   
   
OBRIGADA POR ESTAREM CONOSCO, SOMANDO TALENTOS, MULTIPLICANDO SORRISOS, COMPARTILHANDO ALEGRIAS.  
Com carinho,
 Tia Karina


5 comentários: