ESCOLA COMECINHO DE VIDA
ZATTI – REDE DE
CONHECIMENTO
PROFESSORA: KARINA
LUCIANO MARQUES BELARMINO
TURMA: MATERNAL II - 2013
RELATÓRIO COLETIVO
Mais um
ano se inicia, e com ele novas oportunidades e novos desafios. Nos tornamos responsáveis por aquilo que
cativamos e graças ao bom trabalho da Escola Comecinho de Vida aliado ao
meu esforço e dedicação temos buscado e realmente alcançado muitos objetivos e
vitórias, em relação à Educação Infantil.
Para as
crianças desta faixa etária (2 anos a 3
anos) a escola é uma nova etapa, onde tudo é novidade repleta de desafios
diários, pois a criança tem que adaptar-se ao novo ambiente físico, a
professora, aos coleguinhas e a escola.
O
principal objetivo da Educação Infantil é criar um ambiente socializador onde
ocorra o desenvolvimento da identidade da criança, através de uma diversificada
aprendizagem realizada mediante situações de interação, partilha e convivência
mútua.
¨A criança
interage ativamente com o seu meio, construindo suas próprias categorias de
pensamento, ao mesmo tempo que organiza o mundo.¨
Emília Ferrero
A turma
do Maternal II é constituída por crianças que demonstram muito interesse e
curiosidade relacionado a tudo que acontece em nosso dia-a-dia. É uma turma
dinâmica, esperta e cheia de espontaneidade.
São
crianças muito meigas e educadas, que a cada dia, com muita harmonia, alegria e
respeito, vem marcando nossa rotina diária com momentos inesquecíveis.
Maria Clara |
Maria Julia |
Ana Luiza |
João Netto |
Marina |
Yuri Enzo |
Pietra |
Guilherme |
Catarina |
III – NOSSA ROTINA
O
objetivo principal da rotina é situar a criança no espaço e no tempo. É através
dela que elas podem apropriar-se da sequência dos acontecimentos e atividades
diárias que acometem em nossa sala de aula e na escola e que ajuda uma
organização neurológica.
Minha
primeira preocupação foi com a adaptação das crianças. Procurei acolhê-las com
carinho e paciência para que sentissem, acima de tudo, seguras e amadas.
Neste
período de adaptação, procurei proporcionar as crianças atividades mais livres
e prazerosas, em que elas se sentissem a vontade na escola, com os coleguinhas
e principalmente com a professora, e assim aos poucos pudessem se acostumar com
a escola e com a nossa rotina.
Abaixo,
algumas de nossas atividades:
· Período livre –
escolha livre de brinquedos e massinha de modelar.
· Rodinha – oração,
músicas, poemas, combinados e novidades.
· Hora da fruta –
semanalmente (terça-feira).
· STOP – Hora da
leitura – semanalmente (quinta-feira)
· Parquinho –
brincadeiras livres e dirigidas.
· Banheiro.
· Lanche.
· Escovação de
dentes.
· Hora do repouso.
· Aula de Música –
Tio Ricardo semanalmente (quarta-feira)
· Hora da história.
· Aula de Filosofia.
· Atividades de Arte
– Desenho livre, pintura, recorte, rasgadura, colagem, etc.
· Brincadeiras
dirigidas: roda, pato-ganso, coelhinho sai da toca, dentre outras.
· Atividades de
Psicomotricidade – circuitos e brincadeiras dirigidas na quadra.
· Avaliação da aula.
· Saída.
As
atividades realizadas com a turma são elaboradas de acordo com suas
necessidades e suas possibilidades, de forma integrada e flexível.
¨O
desenvolvimento de uma criança não se produz de forma linear. Durante sua
evolução, a criança experimenta avanços e retrocessos, vivendo seu
desenvolvimento de modo particular. Diferentes ritmos constituem uma maneira
sadia de crescer.¨
Monique Deheinzelin
IV – NOSSAS
ATIVIDADES
O brincar: Através da brincadeira a criança busca se
relacionar com as outras crianças, explorando o meio em que está se
comunicando, descobre regras e começa a tomar suas próprias decisões. Através
do brincar, ela começa a decifrar e compreender o mundo que a cerca.
Hora da História: Momento enriquecedor para a criança.
Através das histórias, incentivamos a imaginação, o faz-de-conta e a fantasia
das crianças. Neste momento elas têm contato com os livros, e lhe são
propiciada a oportunidade de despertar o interesse pela leitura e de vivenciar
situações novas.
Hora da Fruta: Incentivamos com esta atividade o hábito
em nossas crianças de gostarem e comerem frutas. Elas são descascadas, quando
necessário, picadas e oferecidas puras às crianças, que as saboreiam
prazerosamente. Aproveitamos para trabalhar o raciocínio lógico-matemático
desenvolvido através de atividades de quantificação, classificação e seriação.
A Música: É uma atividade que apresenta proporções
infinitas para o desenvolvimento da criança. Nessas atividades as crianças se
sentem especiais, aprendem cumprimentos diários, amadurecem as ideias e seu
crescimento relacionado a fala e a linguagem. Se desenvolvem cantando e assim alcançamos
assim importantes avanços no desenvolvimento e crescimento de nossos
alunos.
Artes: Para a criança criar é tão natural quanto
o andar e o correr. Ela necessita fazer uso contínuo de sua imaginação e de
suas energias. As crianças realizam diversificadas atividades e com diversos
materiais como cola colorida, giz de cera, tinta guache, dentre outras. Através
de sua ARTE a criança demonstra seus sentimentos e suas necessidades.
Psicomotricidade: Atividade realizada diariamente
através de circuitos elaborados que exigem da criança equilíbrio, lateralidade,
força, velocidade, raciocínio, habilidade e muita disposição e espontaneidade.
É uma atividade fundamental para o crescimento psicomotor da criança e para sua
estruturação mental.
Aprendendo
as formas geométricas:
V – NOSSOS PROJETOS
Cesta saudável
Partindo do pressuposto que a
escola é espaço propício para promover a saúde, a formação de valores e hábitos
saudáveis entre eles o da alimentação. Realizamos o projeto Cesta Saudável
lincamos com história a Branca de Neve proporcionando às crianças, vivenciarem
com muita ludicidade, interatividade e exemplos de hábitos saudáveis com
degustação de deliciosa e nutritiva culinária.
Dia do livro
Dia 18 de Abril é o Dia Nacional
do Livro Infantil é a data de nascimento de um dos principais
escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato!
Ler um livro de Monteiro Lobato
ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Pois é, o livro é
mágico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e desde
pequenos nossas crianças são incentivadas a descobrir como é gostoso viajar no mundo da fantasia, nessa semana puderam se encantar com
lindas histórias. Além de descobrirem como e importante cuidar do livro, que é nosso amigo!
Projeto da Páscoa: Fizemos atividades relacionada com
a Páscoa e explicamos de maneira simples o verdadeiro sentido da Páscoa para
nossas crianças.
Projeto do Índio: Através de músicas e algumas
histórias, desenvolvemos o projeto relacionado com o Dia do Índio.
Confeccionamos atividades de arte com palitos de fósforo.
FECHANDO O BIMESTRE
É muito
gratificante trabalhar e conviver com este grupo tão afetivo! Agradeço a vocês, pais e mães, por confiarem a
mim seus tesouros mais preciosos. Obrigada pela confiança.
Durante
esta etapa, tivemos a oportunidade de vivenciar diversas situações de
aprendizagem e, dessa forma, crescemos juntos.
A nossa
caminhada continua... Pois ainda faremos grandes conquistas.
Agradeço
a Deus por me proporcionar saúde e disposição para trabalhar com seus filhos.
Tenham
a certeza que estarei me esforçando e dedicando sempre mais, a fim de
atingirmos muitos sucessos e vitórias, juntos.
Com carinho
Tia Karina
¨Educa quem
for capaz de fundir ontens, hojes e amanhãs transformando-os no presente, onde
o amor e o livre arbítrio sejam as bases.¨
Arthur da
Távola
A SOMA DOS TALENTOS
SE A NOTA DISSESSE:
“NÃO É UMA NOTA QUE FAZ UMA MÚSICA.”
… NÃO HAVERIA SINFONIA.
SE A PALAVRA DISSESSE:
“NÃO É UMA PALAVRA QUE PODE FAZER UMA
PÁGINA.”
… NÃO HAVERIA LIVRO.
SE A PEDRA DISSESSE:
“NÃO É UMA PEDRA QUE PODE MONTAR UMA
PAREDE.”
…NÃO HAVERIA CASA.
SE A GOTA DISSESSE:
“NÃO É UMA GOTA DE ÁGUA QUE FAZ O RIO.”
…NÃO HAVERIA O OCEANO.
SE O GRÃO DE TRIGO DISSESSE:
“NÃO É O GRÃO QUE PODE SEMEAR O CAMPO.”
…NÃO HAVERIA COLHEITA.
SE O HOMEM DISSESSE:
“NÃO É UM GESTO DE AMOR QUE PODE SALVAR A
HUMANIDADE.”
JAMAIS HAVERIA JUSTIÇA E PAZ, DIGNIDADE E FELICIDADE
NA TERRA DOS HOMENS.
COMO A SINFONIA PRECISA DE CADA NOTA,
COMO O LIVRO PRECISA DE CADA PALAVRA,
COMO A CASA PRECISA DE CADA PEDRA,
COMO A COLHEITA PRECISA DE CADA GRÃO DE
TRIGO,
A HUMANIDADE INTEIRA PRECISA DE TI,
ONDE ESTIVERES, ÚNICO E, PORTANTO,
INSUBSTITUÍVEL.
COMO O FUTURO DO NOSSO PAÍS, PRECISA DA
EDUCAÇÃO,
A FAMÍLIA E ESCOLA PRECISAM ESTAR JUNTAS,
PARA
COMPARTILHAREM A ALEGRIA DO
SUCESSO.
OBRIGADA POR
ESTAREM CONOSCO, SOMANDO TALENTOS, MULTIPLICANDO SORRISOS, COMPARTILHANDO
ALEGRIAS.
Com carinho,
adorei.
ResponderExcluirPerfeito
ResponderExcluirMuito legal
ResponderExcluirPerfeito
ResponderExcluirQue trabalho lindo
ResponderExcluir